quinta-feira, 19 de maio de 2011

ALEMANHA - Diário de Viagem: Dia 8 Visita a Potsdamm

Este era um dia esperado com alguma ansiedade. Depois do primeiro dia a percorrer a magnífica cidade de Berlim, era chegado o dia de visitar Potsdamm!
Assim, logo pela manhã, fomos de autocarro até esta cidade... E, quando chegamos a paisagem era lindíssima!! O rio era completamente azul e corria um brisa fresca com odor a maresia. Estava um bonito dia de Sol e, por isso, a guia achou que seria agradável fazermos o resto do caminho a pé e percorrermos a ponte sobre o rio.
A primeira visita, depois de um breve passeio pelas ruas de Potsdamm, foi o Schloss Cecilienhof. Este foi o local onde se realizou a Conferência de Potsdamm entre Churchill, Estaline e Truman. A mesa redonda onde se reuniram era a atracção principal. Visitámos os escritórios de cada um e ficamos a saber algumas das suas peculiaridades.
Em seguida, visitámos os maravilhosos jardins que rodeavam este monumento e, escusado será dizer que as fotografias foram mais que muitas!
Depois da visita estar completamente terminada regressámos ao autocarro que nos levou de novo até aà ruas de Potsdamm. Aqui observamos as engraçadas casinhas cor de laranja que integravam o famoso Bairro Holandês.
Da parte da tarde, depois de provarmos a gastronomia da cidade durante o nosso almoço (almoçámos num restaurante que incluía várias esplanadas e um vasto jardim onde estava a decorrer um casamento), prosseguimos para a última visita do dia: o Palácio de Sanssouci. Mal sabíamos nós que ia ser uma visita de 4 horas e de longa caminhada.... Este palácio foi a residência de Verão de Frederico "o Grande", Rei da Prússia.
O calor era muito e a espera para entrar no palácio foi também muito grande! Mas valeu a pena! O Palácio era de facto lindíssimo e conjugava elementos de estilo Barroco e Rococó (também ajudou estar muito fresquinho lá dentro). A visita ao interior do Palácio Sanssouci demorou 2 horas e as perninhas já doíam e pediam descanso.

Por este motivo, no final da visita eu, o avô e mais alguns casais optámos por não fazer a visita aos jardins, que admirámos cá de cima, e decidimos continuar a visita nas proximidades do Palácio (onde comprámos alguns souvenirs).
Quando os nossos companheiros de viagem terminaram a visita, a guia concedeu-nos 15 minutos de tempo livre para comprar algumas recordações ou para tirar as últimas fotografias.
De regresso a Berlim, e depois de 1 hora de descanso merecido no hotel fomos jantar a um restaurante típico alemão.
Com tantas visitas e passeios, só nesta altura nos apercebemos que a viagem estava a chegar ao fim. Faltava apenas 1 dia para regressarmos a Portugal... Assim, eu e o avô resolvemos aproveitar a noite quente para passear nas proximidades do hotel.
Ao regressarmos ao hotel, fomos arrumando algumas roupas e objectos na mala de viagem e preparamo-nos para o dia seguinte: a visita aos museus de Berlim.

Sem comentários:

Enviar um comentário