terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Entraste numa floresta encantada, onde as árvores, as plantas, as flores, os animais e até as pedras do caminho falam com as pessoas...


Entraste numa floresta encantada, onde as árvores, as plantas, as flores, os animais e até as pedras do caminho falam, mexem-se e falam com as pessoas. Nessa tua aventura experimentaste sentimentos como o medo, a alegria, o amor e a raiva....

Lembro-me de estar deitada na minha cama e, de como todas as outras noites ouvir a minha mãe costurar. Lentamente, mergulhei num sono profundo e quando dei por mim estava no meio de árvores, plantas, flores e animais. Tudo me parecia real, mas todos eles tinham uma característica fora do comum, todos eles falavam. O que me deixou muito assustada.

Com medo de perguntar o que se passava tentei perceber o que diziam, o que se tornou impossível, pois todos falavam ao mesmo tempo.

Fiquei mais algum tempo à espera que reparassem em mim. Até que ao fim de longos minutos todos fizeram silêncio.

O primeiro a falar foi uma árvore com um aspecto velho e sábio, que me disse com um ar preocupado:

- Finalmente chegaste! Estávamos todos à tua espera! Aconteceu uma coi sa terrível! A coruja perdeu o livro dos sentimentos e agora os habitantes da floresta encantada não sabem o que é a raiva, o amor, o medo e nem mesmo a alegria.

- Sim, sou eu! Estou aqui para vos ajudar.

De repente, um ouriço e um elefante vieram para junto de mim. O ouriço, que estava um pouco envergonhado, disse-me:

- Anda a acontecer-me uma coisa muito estranha. Sempre que o elefante se aproxima de mim eu enrolo-me, fico com a forma de uma bola e com os meus espinhos pontiagudos levantados. O que quer isto dizer?

- É muito simples, o elfante é muito grande e tu és muito pequeno, o que te faz sentir medo.

- O que é o medo?- perguntou o elefante.

-O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa.

O Sol estava cada vez mais intenso e decidi ir a uma fonte ali perto. A caminho da fonte passei por um campo de girassóis.

Ao verem-me passar os girassóis perguntaram-me em coro:

- Nós seguimos a luz desde o nascer ao pôr do sol, e sempre que o fazemos rimos e brincamos umas com as outras. Que sentimento é este?

- Esse sentimento é a alegria. Costuma ser expressada por sorrisos e contentamento. Quando nos sentimos alegres o tempo passa mais rápido do que imaginamos.

Prossegui o meu caminho e finalmente cheguei à fonte. Qual não foi o meu espanto ao deparar-me com a fonte seca. Só restava uma pequena gota, que estava bem no fundo do poço com um ar muito zangado. Decidi perguntar-lhe:

- Para onde foi toda a água? Porque estás aí sozinha?

- Então não sabes porque razão faltou a água?! Faltou porque o Homem não a usa correctamente. Desperdiça-a e maltrata-a...

-Que coisa horrível! Ao que estás a sentir chamamos raiva.

- O que é a raiva?

- A raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa.

O Sol estava a pôr-se, mas eu decidi continuar o meu passeio.

De repente parei para ouvir duas vozes que falavam muito baixinho:

- Nós somos as pedras do caminho! Estamos sempre muito juntinhas, abraçadinhas e aos beijinhos. Andamos sempre aos pares e queremo-nos bem umas às outras. Estamos bem quando estamos juntas, mas quando nos separamos ficamos incompletas.

Qual o nome deste sentimento?

- É o mais belo dos sentimentos. Chama-se amor e consiste na formação de uma ligação emocional com alguém ou com algum objecto.

Decidi voltar para junto da árvore e do resto dos animais.

Em lugar do Sol veio a Lua e , também o brilho das estrelas.

Sentei-me junto da fogueira e observei todos os animais e seres vivos daquela floresta, contentes e a sorrir.

A última coisa de que me lembro é de me agradecerem e de me dizerem que sentiriam saudade. Aí eu perguntei-lhes o que era a saudade e todos me responderam:

- Saudade é uma mistura de sentimentos de perda, distância e amor.

4 comentários:

  1. Gosto desta Floresta Encantada! Há muitas pessoas a perder o Livro dos Sentimentos, uma ajudinha para os encontrar dá sempre jeito.
    beijos com Amor.

    ResponderEliminar
  2. Esta viagem pela floresta encantada é na verdade maravilhosa, convida pequenos e grandes a fazer uma reflexão sobre o mundo que nos rodeia: essa floresta que será certamente encantada se todos nós o desejarmos.
    Beijinhos
    Rui Luís Lima

    ResponderEliminar
  3. A Floresta Encantada é um livro ? Se for como poderei adquir.Do texto que li,observei que envolve vários valores.
    Obrigada
    Gessi de Oliveira Machado
    17/ de março de 2009
    Meu endereço :gessiom@brturbo.com.br

    ResponderEliminar