quinta-feira, 15 de julho de 2010

ALEMANHA - Diário de Viagem: Dia 3 Ida a Salzburgo

Finalmente escrevo mais uma página deste Diário de Viagem. Este terceiro dia foi passado na Áustria entre as mágicas e maravilhosas paisagens de Salzburgo.O avô como sempre levantou-se mais cedo... às 6h15 da manhã já estava pronto! Eu tentava dormir até às 6h30, mas tornou-se impossível porque só ouvia o avô a falar de pontualidade e a dizer que queria tomar o pequeno almoço.... Pelo terceiro dia consecutivo em Munique o tempo não estava muito convidativo a sair dos lençois quentinhos, chuvia e estava frio, mas não tive outro remédio senão levantar-me.
No pequeno almoço, qual não foi o meu espanto quando vi pelo menos uns 5 casais já tomarem o pequeno almoço, e outros já a levantarem-se da mesa para irem para os quartos! Às 7h15, após o pequeno almoço subimos para o quarto para vestirmos casacos, gabardines, prepararmos os guardo-chuvas... Enfim estávamos todos artilhados e bem equipados!
Às 7h30 já nos encontravamos todos na recepção à espera dos guias para nos irmos embora. Estávamos 15 minutos mais andiantados que o previsto, mas só partimos às 7h45 pois a guia e o guia local só apareceram a essa hora.
Desta vez não houve incidentes, ninguém adormeceu, mas não por competência do hotel! Como no dia anterior o hotel se tinha esquecido de despertar um senhor todos passaram a por despertadores para acordarem mais cedo e, claro, para terem a certeza que acordavam. De acordo com os meus companheiros de viagem se tivessem ficado à epera do despertar do hotel não se tinham levantado, porque desta vez o hotel não se esqueceu despertar só um quarto mas sim três! Sabe-se lá o que é os restantes ficavam a pensar se vissem que faltava muita gente no autocarro, ainda pensavam que tinham sido sequestrados ou que tinham sofrido algum ataque!

Bem, mas continuando.... A viagem demorou algumas horas e como era ainda muito cedo alguns adormeceram no autocarro.

Quando chegamos a Salzburgo a chuva era mais intensa do que em Munique, o que não impediu que ficássemos rendidos a beleza daquele local. Como saímos de território alemão, apesar de o nosso guia local de Munique nos ter acompanhado quem dirigiu a visita guiada foi uma guia local de Salzburgo, ela era autríaca e digamos que o traje que levava também não deixava qualquer dúvida!
À saída do autocarro tivemos de atravessar a ponte para irmos para o centro histórico de Salzburgo. A visita começou pelos famoso Jardins Mirabel que foram cenário do tão conhecido filme "Música no Coração".
Passamos pelas ruas comerciais onde ficamos a saber algo engrçado e que eu descoonhecia. Antigamente, em Salzburgo, coomo haviam muitos habitantes analfabetos, as tabuletas que têm escrito o nome da loja tinham o símbolo do que se vendia na loja para que as pessoas soubessem o que é podiam encontrar em determinada loja. Por exemplo, uma loja de sapatos, para além de ter o nome da loja escrito, tinha nessa mesma tabuleta a imagem de um sapato.
Seguimos para uma das atracções principais de Salzburgo, a Casa Mozart! A fachada da casa manteve-se inalterada ao longo dos anos, encontrando-se exactamente igual.
A mobília foi recuperada, sendo que não era a mobília original de Mozart, mas sim a de um comerciante que era dono do prédio. No interior do prédio estavam pequenas vitrines com cenários das diversas óperas dirigidas por Mozart, quadros da família de Mozart, incluíndo a mulher, os pais, os filhos e alguns amigos.
Após a visita ao interior da casa, chegou o momento alto da visita! Antes de nos dirigirmos para o hotel passámos pela Praça central de Salzburgo onde vimos a loja mais conceituada de Mozarts onde ainda se vendiam Mozarts com base na receita Original, passámos também pela loja original onde comercializaram os primeiros Mozart. A guia explicou-nos que estes chocolates surgiram 100 anos após a morte de Mozart. Primeiro suurgiram os Fürst Mozartkugeln, que na cidade chamam de Originais, depois os Mirabel que chamam de Verdadeiros, e ainda os Reber a que chamam de Industriais. Quanto aos preços, os primeiros são caríssimos! 6 euros custram os 5 que comprei (vendidos à unidade), uma caixa de 10 eram 20 euros! Os Mirabel eram mais em conta e desses trouxe pelo menos 4! Os Reber não vi à venda...
A visita seguiu para o Castelo de Salzburgo através do funicular, a vista era espantosa e como fomos divididos em dois funiculares porque o grupo era muito grande tive oportunidade de entrar no castelo e ver uma exposição de marionetas....
A barriga já estava a dar horas e por isso fomos almoçar ao Stiftskeller St. Peter. O restaurante era o segundo melhor de Salzburgo e por isso bastante conhecido, e como era uma antiga abadia todos contavam comer comida de abades....
Mas não, foi um dos melhores menus! Um caldinho - Soup of prime beef with shredded pancakes- para começar, linguado - Filet of lemn sole with potato cucumber vegetables, e uma maravilhosa sobremesa - maraschino crème with sour cherries - que foi servida num copo alto.
Depois de almoço tivemos tempo livre até à hora de partida para fazermos últimas compras ou visitas. Eu e o avô visitámos a igreja de São Pedro, e fomos comprar mais Mozarts Mirabel! Vimos os cocheiros e o avô decidiu que era giro tirar uma fotografia com eles e então lá fui eu sentar-me ao pé dos senhores que sabe-se lá porquê não paravam de rir....
Aproximou-se a hora da partida e a chuva intensificou-se, tivemos de voltar para a zona de Salzburgo moderna atravessando a ponte. O autocarro não podia entrar em certas ruas e por isso deu uma volta tão grande que foi dar ao sítio errado. Nós tivemos de nos refugiar nas arcadas de um prédio até o nosso motorista dar com o sítio... Demorou um bocadinho mas quando finalmente chegou soube bem sentar-nos no autocarro, as pernas já pediam descanso e o nariz esta uma bocado frio! Mas valeu a pena porque foi de facto uma cidade lindíssima.
De regresso a Munique voltamos todos a adormecer (isto aconteceu realmente muitas vezes)... Fizemos uma pequena paragem no lago Chiemesee para tirar fotografias e aliviar o "depósito".
E passadas umas 2h de viagem ouvia-se um despertar muito agradável com a música do Rui Veloso a tocar no nosso autocarro... Ao que parece o nosso motorista apesar de alemão e de não perceber nada da letra da canção até tinha um bom gosto musical!
No hotel o descanso foi de 2h antes de jantar deu tempo de tomar um banho quentinho e de recuperar as perninhas! No entanto, apesar do cansaço precisámos de sair do hotel para ir mos a umas lojinhas ver se conseguíamos comprar uma escova de dentes porque o avô tinha-se esquecido da dele em Lisboa! Procurámos, procurámos mas não encontrávamos escovas em lado nenhum, até entrámos numa loja que pelo menos tinha pentes logo também devia ter escovas de dentes... Mas nem eu nem o avô as estávamos a encontrar. Tínhamos de perguntar ao senhor que olhava para nós com o ar desconfiado e nos via a andar de um lado para o outro de saquinhos de plástico da fnac na mão e de guarda chuva na outra... bom, eu decidi perguntar em inglês mas senhor não falava inglês... Bom, o avô decidiu utilizar a linguagem universal: LINGUAGEM GESTUAL! Agora deixo à vossa imaginação vizualizarem a nossa linda figura no meio da loja. O avô é que saiu da loja todo contente por ter conseguido estabelecer comunicação com um alemão e por levar consigo a escova de dentes.
Jantámos numa cervejaria muito típica, Paulaner Munchen. Foi um jantar muito agradável, a ementa foi mais uma vez deliciosa!

3 comentários:

  1. Oh!!!! A terra do Mozart!!!
    E dos Mozarts!!!!
    Hum!!! Que bonito deve ser!!!
    E que bem que deve saber!!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois que divertida foi a viagem!!!!
    Também me estou a imaginar a comer os MOZARTS AUTÊNTICOS :) em Salzburgo... Que bom deve ter sido!!!!
    E qual a dificuldade de encontrar uma Zahnbürste (Zahn=dente + Bürste=escova) para o avô?! ahhahaah

    ResponderEliminar
  3. Bem...agora que estou de férias e já não estou tão atarefada passo a ler o teu blog com alguma regularidade...está giro!

    Vamos continuar a escrever OK!

    ResponderEliminar